Pombagira Arreda Homem
Arreda homem que aí vem Mulher!
Arreda homem que aí vem Mulher!
Ela é a Pombagira, Rainha do Cabaré
Sete servos vem na frente pra dizer quem Ela é
Ela é a Pombagira, Rainha do Candomblé
Laaroyê Pombagira! Mo jubà!
A Força Feminina e a Entidade Pombagira na Umbanda
A música Pombagira Arreda Homem é um ponto cantado dentro da religião afro-brasileira Umbanda, que homenageia a entidade Pombagira, uma figura espiritual de grande importância dentro do panteão umbandista. A letra da música reflete o respeito e a reverência à feminilidade e ao poder que essa entidade representa, sendo uma clara exaltação de sua força e presença.
A Pombagira é frequentemente associada à figura da mulher livre, que desafia as convenções sociais e se coloca como uma guardiã dos caminhos amorosos e da sexualidade. A expressão 'Arreda homem que aí vem Mulher!' sugere que os homens devem abrir espaço, pois uma figura feminina poderosa está chegando. Isso pode ser interpretado como um chamado para que se reconheça e respeite o poder feminino, que muitas vezes é subestimado ou reprimido na sociedade.
A referência à 'Rainha do Cabaré' e 'Rainha do Candomblé' destaca a dualidade da Pombagira, que pode transitar tanto em ambientes considerados marginais, como o cabaré, quanto em espaços sagrados, como o terreiro de Candomblé. A frase 'Sete servos vem na frente pra dizer quem Ela é' indica que a Pombagira é uma entidade de prestígio e que é precedida por uma comitiva, reforçando sua importância. 'Laaroyê Pombagira! Mo jubà!' é uma saudação em Yorubá que significa 'Salve Pombagira! Eu te respeito!', demonstrando deferência e admiração pela entidade. A música, portanto, é um veículo de expressão cultural que celebra a figura da Pombagira e o poder feminino dentro da Umbanda.