Ponto de Exu - Deu Meia-Noite
Deu meia-noite
A Lua se escondeu
Lá na encruzilhada, dando a sua gargalhada
Tranca Rua apareceu
É laroyê, é laroyê, é laroyê
É mojubá, é mojubá, é mojubá
Ele é odara, dando a sua gargalhada
Quem tem fé em Tranca Rua, é só pedir, que ele dá
É laroyê, é laroyê, é laroyê
É mojubá, é mojubá, é mojubá
Ele é odara, dando a sua gargalhada
Quem tem fé em Tranca Rua, é só pedir, que ele dá
Deu meia-noite
A Lua se escondeu
Lá na encruzilhada, dando a sua gargalhada
Tranca Rua apareceu
É laroyê, é laroyê, é laroyê
É mojubá, é mojubá, é mojubá
Ele é odara, dando a sua gargalhada
Quem tem fé em Tranca Rua, é só pedir, que ele dá
É laroyê, é laroyê, é laroyê
É mojubá, é mojubá, é mojubá
Ele é odara, dando a sua gargalhada
Quem tem fé em Tranca Rua, é só pedir, que ele dá
É laroyê, é laroyê, é laroyê
É mojubá, é mojubá, é mojubá
Ele é odara, dando a sua gargalhada
Quem tem fé em Tranca Rua, é só pedir, que ele dá
Deu meia-noite
A Lua se escondeu
Lá na encruzilhada, dando a sua gargalhada
Tranca Rua apareceu
É laroyê, é laroyê, é laroyê
É mojubá, é mojubá, é mojubá
Ele é odara, dando a sua gargalhada
Quem tem fé em Tranca Rua, é só pedir, que ele dá
É laroyê, é laroyê, é laroyê
É mojubá, é mojubá, é mojubá
A Força e a Fé em Ponto de Exu - Deu Meia-Noite
A música Ponto de Exu - Deu Meia-Noite é uma expressão de fé e reverência dentro do contexto religioso da Umbanda, uma religião afro-brasileira que combina elementos do catolicismo, do espiritismo e de religiões africanas. A letra da música faz referência a Exu Tranca Rua, uma das entidades espirituais cultuadas na Umbanda e no Candomblé, conhecido por ser o guardião das encruzilhadas e por ter o poder de abrir ou fechar os caminhos da vida das pessoas.
A repetição do verso 'Deu meia-noite, a Lua se escondeu' evoca a atmosfera mística associada à meia-noite, um momento tradicionalmente ligado à manifestação do sobrenatural e ao mundo espiritual. A encruzilhada, onde Tranca Rua aparece, é um símbolo poderoso dentro da Umbanda, representando um ponto de encontro entre diferentes caminhos e possibilidades, e é frequentemente associada a Exu, que tem a capacidade de influenciar o destino.
As palavras 'laroyê' e 'mojubá', que são repetidas como um refrão, são saudações de respeito e reverência a Exu. 'Laroyê' é uma saudação yorubá que pode ser traduzida como 'salve' ou 'alô', enquanto 'mojubá' significa 'eu te respeito'. A expressão 'ele é odara', que significa 'ele é bom', reforça a ideia de que, apesar de Exu ser muitas vezes mal interpretado como uma entidade malévola, na Umbanda ele é visto como uma figura positiva e protetora. A música, portanto, é um pedido de proteção e ajuda, reforçando a crença de que aqueles que têm fé em Tranca Rua podem pedir sua assistência em momentos de necessidade.