O Sino da Igrejinha
O Sino da igrejinha faz Belém blém blom
O Sino da igrejinha faz Belém blém blom
Deu meia-noite o galo já cantou
Seu Tranca-Ruas que é dono da gira
Oi corre gira que Ogum mandou
O Sino da igrejinha faz blém blém blom
O Sino da igrejinha faz blém blém blom
Deu meia-noite o galo já cantou
Seu Tranca-Ruas que é dono da gira
Oi corre gira que Ogum mandou
Seu Tranca-Ruas que é dono da gira
Oi corre gira que Ogum mandou
A Força e a Magia do Ponto Cantado na Umbanda
A música O Sino da Igrejinha é um ponto cantado dentro da religião afro-brasileira Umbanda. Os pontos cantados são cânticos que possuem uma função muito importante dentro dos rituais umbandistas, sendo utilizados para invocar entidades, energizar o ambiente, harmonizar os trabalhos e auxiliar nos processos de cura e de desenvolvimento espiritual dos médiuns e assistentes.
A letra menciona o sino da igrejinha, que remete ao chamado para a reunião ou para o início dos trabalhos espirituais. O som do sino, simbolizado pelas palavras 'Belém blém blom', pode ser interpretado como um convite para a concentração e para a elevação dos pensamentos. A referência ao galo cantando à meia-noite traz a ideia de um novo começo, já que o canto do galo é tradicionalmente associado ao anúncio de um novo dia, e na Umbanda, pode significar o início dos trabalhos.
A figura de 'Seu Tranca-Ruas', mencionada na letra, é uma das entidades da Umbanda, conhecida por ser um Exu, guardião dos caminhos, que tem a função de proteger e direcionar tanto os espíritos quanto os fiéis. Ogum, por sua vez, é um Orixá, representante da força e da guerra, que também está relacionado à proteção. Quando se diz 'corre gira que Ogum mandou', está se falando sobre a dinâmica do ritual (gira) que deve ser realizada com a energia e a proteção de Ogum, conforme a orientação dessa entidade de força e trabalho. A música, portanto, é um elemento de conexão e expressão da fé dos praticantes da Umbanda, repleta de simbolismo e significado espiritual.