Amor É Uma Palavra
Foi, foi você quem falou
Que eu não conhecia o verdadeiro amor
Foi, foi você quem falou
Que eu não conhecia o verdadeiro amor
Mas não é assim
A história não é real
Eu amei, não fui amado
E nunca mais amei igual
Mas não é assim
A história não é real
Eu amei, não fui amado
E nunca mais amei igual
É que facada no peito
É a dor da traição
Só quem ama é quem sabe
A perca’ de uma paixão
Atravessei sete montanhas
Cruzei sete calungas
Essa mulher vai ser minha
Nem que seja na macumba
Ela só não vai ser minha
Se o Diabo não quiser
Pois eu deixo de ser homem
E ela de ser mulher
Amor amor, amor amor
É uma palavra pra quem sabe dar valor
Amor amor, amor amor
É uma palavra pra quem sabe dar valor
Mas não é assim
A história não é real
Eu amei, não fui amado
E nunca mais amei igual
É que facada no peito
É a dor da traição
Só quem ama é quem sabe
A perca de uma paixão
Atravessei sete montanhas
Cruzei sete calungas
Essa mulher vai ser minha
Nem que seja na macumba
Amor amor, amor amor
É uma palavra pra quem sabe dar valor
A Dor e a Esperança no Amor em Amor É Uma Palavra de Ikaro Ogãn
A música Amor É Uma Palavra do artista Ikaro Ogãn é uma expressão intensa dos sentimentos que acompanham o amor não correspondido e a busca incansável pela reciprocidade afetiva. Através de uma letra que mescla desilusão e determinação, Ikaro Ogãn explora a complexidade das emoções humanas quando confrontadas com a rejeição e a esperança de conquistar o amor desejado.
No início da canção, o eu lírico é confrontado com a afirmação de que ele não conhece o verdadeiro amor, o que ele prontamente refuta, revelando uma história pessoal de amor genuíno que, infelizmente, não foi correspondido. A repetição da frase 'Eu amei, não fui amado e nunca mais amei igual' ressalta a profundidade do sentimento vivido e a marca indelével que deixou em sua vida. A metáfora 'facada no peito' ilustra a dor aguda da traição, enquanto a expressão 'perca de uma paixão' sugere a dificuldade de lidar com a perda de um amor intenso.
A determinação do eu lírico em conquistar o amor de uma mulher é evidenciada pela disposição em superar obstáculos metafóricos, como 'atravessar sete montanhas' e 'cruzar sete calungas', que podem ser interpretados como desafios hercúleos. A menção à 'macumba', um termo popularmente associado a práticas religiosas afro-brasileiras, sugere um recurso extremo à espiritualidade para alcançar seu objetivo amoroso. A música, portanto, não apenas fala sobre o amor e a dor, mas também sobre a persistência e a crença na possibilidade de mudar o destino, mesmo que para isso sejam necessárias medidas extraordinárias.