Carmina Burana: O Fortuna

Carmina Burana: A Roda da Fortuna e a Inconstância da Vida

Letra da música

A peça Carmina Burana: O Fortuna, composta por Carl Orff, é uma das mais reconhecidas e poderosas obras da música clássica. A letra, escrita em latim, é baseada em poemas medievais que fazem parte da coleção conhecida como 'Carmina Burana', descoberta na Baviera em 1803. A obra como um todo explora temas como o amor, o vício, a natureza e, especialmente em 'O Fortuna', o destino e a fortuna.

'O Fortuna' serve como abertura e fechamento da cantata e é uma invocação à Fortuna, a personificação do destino e da sorte na mitologia romana. A letra descreve a Fortuna como inconstante e variável, comparando-a à Lua, que está sempre mudando suas fases. A vida é retratada como detestável, ora dura, ora cuidadosa, como um jogo que confunde a mente. A fortuna dissolve tanto a pobreza quanto o poder como gelo, destacando a efemeridade e a instabilidade do status e da segurança na vida humana.

A segunda parte da letra fala sobre a 'sors', ou seja, o destino ou a sorte, que é imensa e vazia, e a roda da fortuna que está sempre girando, trazendo alternadamente o bem e o mal. A saúde e a virtude estão agora contra o eu lírico, e ele se sente sempre sobrecarregado, seja por sentimentos ou por deficiências. A música termina com um apelo dramático para que todos toquem o coração com urgência, pois o destino abate os fortes, e todos devem lamentar com ele. A peça é um poderoso lembrete da inconstância da vida e do poder implacável do destino sobre a existência humana.

Músicas mais populares de Carl Orff

Outros artistas de Clássico