Sweet Home Alabama
(One, two, three)
(Turn it up)
Big wheels keep on turning
Carry me home to see my kin
Singing songs about the Southland
I miss Alabamy once again and I think it's a sin, yes
Well, I heard Mister Young sing about her (southern man)
Well, I heard ol' Neil put her down
Well, I hope Neil Young will remember
A southern man don't need him around, anyhow
Sweet home Alabama
Where the skies are so blue
Sweet home Alabama
Lord, I'm coming home to you
In Birmingham they love the Governor, boo, boo, boo
Now we all did what we could do
Now Watergate does not bother me
Does your conscience bother you? Tell the truth
Sweet home Alabama
Where the skies are so blue
Sweet home Alabama
Lord, I'm coming home to you, here I come Alabama
(Oh oh oh, Alabama, oh oh oh, Alabama)
(Oh oh oh, Alabama, oh oh oh, Alabama)
Now Muscle Shoals has got the Swampers
And they've been known to pick a song or two (yes, they do)
Lord, they get me off so much
They pick me up when I'm feeling blue, now how 'bout you?
Sweet home Alabama
Where the skies are so blue
Sweet home Alabama
Lord, I'm coming home to you
Sweet home Alabama, oh, sweet home, baby
Where the skies are so blue and the governor's true
Sweet home Alabama, Lordy
Lord, I'm coming home to you, yeah yeah
My, Montgomery's got the answer
O Hino do Orgulho Sulista: Uma Análise de Sweet Home Alabama
A música Sweet Home Alabama, da banda Lynyrd Skynyrd, é um clássico do rock que transcendeu gerações e se tornou um hino não oficial do sul dos Estados Unidos. Lançada em 1974, a canção é uma resposta direta às críticas feitas por Neil Young em suas músicas 'Southern Man' e 'Alabama', que abordavam questões de racismo e direitos civis no sul dos EUA. A letra de Sweet Home Alabama reflete um sentimento de orgulho regional e uma defesa da identidade sulista.
A banda Lynyrd Skynyrd, originária da Flórida, é conhecida por seu estilo Southern Rock, que mistura elementos do rock com country e blues, típicos da região sul dos Estados Unidos. A música começa com uma celebração da terra natal do vocalista Ronnie Van Zant, expressando saudades de sua família e da cultura do sul ('Big wheels keep on turnin', Carry me home to see my kin'). A referência a 'Mr. Young' (Neil Young) e a afirmação de que 'A southern man don't need him around anyhow' demonstra uma rejeição às críticas externas e uma defesa da autonomia cultural do sul.
Além disso, a música menciona eventos políticos da época, como o escândalo de Watergate e o apoio controverso ao governador de Alabama, George Wallace, conhecido por suas políticas segregacionistas ('In Birmingham, they love the governor'). A banda, contudo, parece distanciar-se dessas questões, focando mais na beleza e na cultura do Alabama ('Where the skies are so blue, Sweet home Alabama'). A menção ao estúdio Muscle Shoals, famoso por gravar grandes hits da música, reforça a importância da região para a história da música americana. Sweet Home Alabama é, portanto, uma complexa tapeçaria de orgulho regional, resposta a críticas e celebração da cultura sulista.