Somewhere Over the Rainbow
[Intro]
Ooh-oh-oh, oh-oh-oh-oh, oh-oh-oh
Ooh-oh-oh-oh
Ooh-oh-oh
Ooh-oh-oh
[Verse 1]
Somewhere over the rainbow
Way up high
And the dreams that you dreamed of
Once in a lullaby
Oh, somewhere over the rainbow
Bluebirds fly
And the dreams that you dreamed of
Dreams really do come true ooh-oh-oh, oh-oh-oh
[Verse 2]
Someday I'll wish upon a star
Wake up where the clouds are far behind me ee-ee-ee
Where trouble melts like lemon drops
High above the chimney tops, that's where you'll find me, oh
Somewhere over the rainbow bluebirds fly
And the dream that you dare to, oh why, oh why can't I, I?
[Verse 3]
Oh, someday I'll wish upon a star
Wake up where the clouds are far behind me
Where trouble melts like lemon drops
High above the chimney top that's where you'll find me
Oh, somewhere over the rainbow way up high
And the dream that you dare to, why, oh why can't I, I?
[Outro]
Ooh-oh-oh, oh-oh-oh-oh, oh-oh
Ooh-oh-oh-oh
Ooh-ah-ah-ah-ah-ah, ah-ah-ah
Le-ha!
A Esperança e a Doçura em Somewhere Over The Rainbow de Israel Kamakawiwo'ole
A canção 'Somewhere Over The Rainbow', na versão de Israel Kamakawiwo'ole, é um hino de esperança e sonhos. Originalmente parte da trilha sonora do filme 'O Mágico de Oz' de 1939, interpretada por Judy Garland, a música ganhou uma nova vida e interpretação nas mãos do artista havaiano. A letra fala de um lugar idílico, além do arco-íris, onde os sonhos se realizam e as preocupações se dissipam como gotas de limão ao sol. A melodia suave e a voz calorosa de Kamakawiwo'ole convidam o ouvinte a imaginar um mundo onde a felicidade é tangível e as dificuldades são deixadas para trás.
A versão de Israel Kamakawiwo'ole é particularmente tocante devido ao seu arranjo simples de ukulele e sua voz emotiva. A música se tornou um símbolo de paz e tranquilidade, muitas vezes usada em funerais e outros momentos de reflexão. A repetição do desejo de estar em algum lugar além do arco-íris, onde os problemas não existem, ressoa com muitos ouvintes que buscam conforto e um escape das adversidades da vida. A canção se tornou um clássico atemporal, amado por muitas gerações e transcendeu seu contexto original para se tornar um ícone cultural.
A escolha de Kamakawiwo'ole de gravar essa música reflete seu amor pelo Havaí e sua cultura, bem como seu desejo de transmitir uma mensagem universal de otimismo. A música encapsula a ideia de que, não importa quão difícil a vida possa parecer, sempre há um lugar de beleza e serenidade que podemos aspirar. A pergunta retórica 'Oh, why can't I?' expressa um anseio comum a todos os seres humanos: a busca por um mundo onde nossos sonhos mais profundos possam se tornar realidade. Através de sua interpretação, Israel Kamakawiwo'ole nos lembra que, enquanto houver música e a capacidade de sonhar, sempre haverá esperança.