Samba-Enredo 2024 - Um Delírio de Carnaval Na Maceió de Ras Gonguila
Em Maceió
O paraíso deu à luz a um menino
À beira-mar nasci um rei
E o senhor das ruas deu o meu caminho
Eu acreditei!
Herdeiro da dinastia e das lutas de Zumbi
De Palmares às palmeiras e marés
Da cultura e bravura dos Tupis e Caetés
De nobre engraxate ao novo horizonte:
Real cavaleiro dos montes
Tem mironga, festa da ralé
Malandragem, frevo, arrasta-pé
A magia que avoa, o rosário no andor
A cantiga que ecoa no axé do meu tambor
Gira, mundo, feito pião que gonguila do jeito
Que me eterniza o bendito dos plebeus
Quando encontro a corte africana
A nobreza alagoana realiza os sonhos meus
Voa, Beija-Flor
A soberania popular me traz
Num batuque de Rás
Um coco, um pouco de samba de roda
E o povo anuncia: É ela!
Delira, tem Pajuçara no mar da Mirandela!
Aqui é Beija-Flor, doa a quem doer
Do gênio sonhador, da gana de vencer
Tá no meu peito, tá no meu grito
Escola de respeito que coroa Benedito
A Celebração de Maceió e a Cultura Alagoana no Samba da Beija-Flor
O samba-enredo da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval de 2024 é uma verdadeira ode à cidade de Maceió e à rica cultura alagoana. A letra da música começa com a celebração do nascimento de um 'rei', uma metáfora para a cidade de Maceió, que é descrita como um paraíso. A referência ao 'senhor das ruas' pode ser uma alusão às divindades ou aos ancestrais que guiam o destino da cidade e de seu povo. A menção ao herdeiro das lutas de Zumbi conecta a história local à resistência do Quilombo dos Palmares, um símbolo de luta e liberdade para os afro-brasileiros.
A letra do samba-enredo segue descrevendo a mistura cultural de Maceió, mencionando a 'malandragem', o 'frevo' e o 'arrasta-pé', ritmos e expressões culturais do Nordeste brasileiro. A 'magia que avoa' e o 'rosário no andor' trazem imagens do sincretismo religioso, enquanto a 'cantiga que ecoa no axé do meu tambor' celebra a força da música afro-brasileira. A Beija-Flor utiliza essas referências para pintar um quadro vibrante da cultura popular e da identidade alagoana.
Por fim, a escola de samba se coloca como porta-voz dessa celebração, afirmando sua identidade e respeito. A menção a 'Benedito' pode ser uma referência a uma figura histórica ou cultural importante para a comunidade. O samba termina com uma declaração de amor e orgulho pela escola, que é apresentada como uma instituição que honra e coroa a cultura que representa. A Beija-Flor, conhecida por sua excelência e competitividade no Carnaval carioca, promete mais uma vez trazer para a avenida um espetáculo que enaltece a história e a cultura brasileira, desta vez com foco nas tradições de Maceió e do estado de Alagoas.