Samba-Enredo 2019 - Xangô
Mora na pedreira, é a lei da Terra
Vem de Aruanda pra vencer a guerra
Eis o justiceiro da Nação Nagô
Samba corre gira, gira pra Xangô
Mora na pedreira, é a lei da Terra
Vem de Aruanda pra vencer a guerra
Eis o justiceiro da Nação Nagô
Samba corre gira, gira pra Xangô
Olori Xango eieô
Olori Xango eieô
Kabesilé, meu padroeiro
Traz a vitória pro meu Salgueiro
Olori Xango eieô
Olori Xango eieô
Kabesilé, meu padroeiro
Traz a vitória pro meu Salgueiro
Vai trovejar!
Abram caminhos pro grande Obá
É força, é poder, o Aláàfin de Oyó
Oba Ko so! Ao rei maior
É pedra quando a justiça pesa
O Alujá carrega a fúria do tambor
No vento, a sedução (Oyá)
O verdadeiro amor (Oraiêiêô)
E no sacrifício de Obà (Obà Xi Obà)
Lá vem Salgueiro!
Mora na pedreira, é a lei da Terra
Vem de Aruanda pra vencer a guerra
Eis o justiceiro da Nação Nagô
Samba corre gira, gira pra Xangô
Mora na pedreira, é a lei da Terra
Vem de Aruanda pra vencer a guerra
Eis o justiceiro da Nação Nagô
Samba corre gira, gira pra Xangô
Rito sagrado, ariaxé
Na igreja ou no candomblé
A bênção, meu Orixá!
É água pra benzer, fogueira pra queimar
Com seu oxê, chama pra purificar
Bahia, meus olhos ainda estão brilhando
Hoje marejados de saudade
Incorporados de felicidade
Fogo no gongá, salve o meu protetor
Canta pra saudar, Opanixé kaô!
Machado desce e o terreiro treme
Ojuobá! Quem não deve não teme
A Força de Xangô e a Magia do Samba no Salgueiro
O samba-enredo "Xangô" da G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, escola de samba do Rio de Janeiro, é uma homenagem ao Orixá Xangô, figura central no panteão das religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. A letra da música exalta as características de Xangô, associando-o à justiça, ao poder e à guerra, elementos que são frequentemente atribuídos a ele na tradição Yorubá.
A repetição do verso "Mora na pedreira, é a lei da Terra" faz referência ao domínio de Xangô sobre as pedreiras e montanhas, simbolizando sua força e imponência. A menção de Aruanda, um termo que em algumas crenças afro-brasileiras representa um lugar espiritual de paz e felicidade, sugere que Xangô vem deste lugar sagrado para auxiliar na luta e na conquista da vitória. A expressão "Nação Nagô" remete ao grupo étnico Yorubá, de onde se originam muitos dos Orixás venerados no Brasil.
A música também incorpora saudações a Xangô, como "Olori Xango eieô" e "Kabesilé", que significam, respectivamente, 'Senhor Xangô' e 'Rei, meu padroeiro'. Essas expressões reforçam o respeito e a devoção ao Orixá. Além disso, a letra faz alusões a outros Orixás e elementos da cultura Yorubá, como Oyá, Obà e o próprio ritual do Candomblé, mostrando a riqueza e a complexidade do universo religioso afro-brasileiro. A música é um convite para que todos entrem na dança e celebrem a energia e a proteção de Xangô, pedindo sua bênção e força para a escola de samba.